Pesquise na Geodinamicri

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Principais atividades Econômicas da região AMREC e AMESC.


UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Disciplina: 15830 - ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL (Turma 1)
PROF(a) MSc ELISA NETTO ZANETTE
ACADÊMICO(A): Jucimara Lorencini   DATA :11/07/2012



AMESC é a Associação dos Municipios do Extremo Sul Catarinense,
Os Municipios que formam a AMESC são:


FONTE:http://www.amesc.com.br/conteudo/?item=1438&fa=1434&cd=3389


Araranguá -Considerada uma micro região com 61.817 habitantes é uma cidade próspera,se destacando por vários setores:indústria,comércio,agropecuaria e prestação de serviço.Mas no verão com suas belas praias predomina o turismo.
Balneário Arroio do Silva- Outrora pertencia ao municipio de Araranguá hoje se localizando no sul ,tem cerca  de 6.028 habitantes,a principal atividade econômica é o turismo e a pesca.Umas das atrações é a arrancada de caminhões que acontece anualmente.
Balneário Gaivota- É uma das cidades  mais jovens do estado,com população de 5.000 moradores fixos e mais de 60.000 habitantes no verão, suas principais atividades econômicas são ;a agricultura, a pesca ,o comércio e principalmente o turismo já que o Balneário Gaivota tem 23 km de faixa litorânea.
Ermo-É um município que tem como principal atividade econônica a agricultura já que se destaca com plantações de arroz,sendo uma cidade com 2.057 habitantes.
Jacinto Machado- O municipio desperta o interesse dos turista paras as belezas naturais.As principais atividades economicas são;Agropecuária com a plantações de arroz, banana, fumo, milho, maracujá e outros.Com a população de 10.923 habitantes.
Maracajá-Município com 5.541 habitantes proximo ao municipio de Ararangua,tendo como principais atividades economicas a Agricultura e indústria de confecções.
Meleiro-O nome que lembra a fartura de mel permanece no município dedicado à agricultura. As principais atividades econômicas  são; Agricultura, agroindústria, avicultura e extrativismo mineral.,com 7.080 habitantes.
Morro Grande-Se destaca pelas suas belezas naturais ,como as furnas cavadas pelos Ìndios xoklenge a Cachoeira Queda do Risco.Sua principal atividade econômica é a agricultura.Com a população de 2.917 habitantes.



Passo de Torres-Cidade que tem como atividade econômica a pesca mas atualmente o potencial turístico começa a ser explorado no município.A população é de 4.400 habitantes.
Praia Grande- O municipio se destaca pelo seus belíssimos cânions e a natureza preservada.As principais atividades econômicas são a agricultura e o turismo a população é de 7.500 habitantes.
Santa Rosa do Sul- O  municipio  se destaca na agricultura ,mas o turismo vem surgindo como alternativa econômica para a cidade que abragem 7.809 habitantes.,
São João do Sul-Única estância de águas termais salgadas do Brasil, atraindo visitantes de todo o País. Suas principais atividades econômicas - Agricultura, com ênfase na produção de morangos. Com 6.784 habitantes.
Sombrio-Municipio com 23 km de balneários Sombrio tem como principal atividade econômica a agropecuária. População de 22.954 habitantes.
Timbé do Sul-  Redescobre suas belezas naturais e começa a investir no turismo. tem como principal atividade econômica a agropecuária.População de 5.322 habitantes.
Turvo-Conhecido como Capital da Mecanização Agrícola e do Arroz, o município exibe seu potencial econômico a cada dois anos, na Festa do Colono se destacando na atividade agrícula.População de10.890 habitantes.
 
AMREC é a Associação dos Municípios da Região Carbonífera.
Os Municipios que formam a AMREC são:
Fonte:http://www.amrec.com.br/municipios/index.php
Cocal do Sul
Criciúma-
Maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos, Criciúma é rica em cultura e recursos naturais. É também o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e o maior pólo estadual do setor de confecções.
Forquilhinha
Içara
Lauro Muller
Morro da Fumaça
Nova Veneza
Orleans
Siderópolis
Treviso
Urussanga-A cidade tem diversas fontes de arrecadação, da área cerâmica, moveleira, de plásticos e de alumínio, até a fruticultura e a indústria caseira de aguardente e de vinho. Turismo e eventos também são destaque na economia local. População de 19.000 habitantes.
 
Referencia:
CIASC.Disponivel em: <http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=234&Pag=1> acesso em 11 de junho de 2012.
http://www.amrec.com.br/conteudo/?item=450&fa=1&cd=8811
http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=316&Pag=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário